Pular para o conteúdo principal

Sobre Recomeço!



Sempre ouvimos falar de recomeço e geralmente pensamos que o recomeço vem acompanhado do novo, do materialmente diferente, do nunca visto...
Em meados de 2017 estive em meio a muitas mudanças em minha vida.
Para ser bem mais precisa e verdadeira, confesso que tenho vivido mudanças, transformações e descobertas desde o ano de 2004. E porque tão precisamente tenho guardado na memória o ano de 2004? Por lembrar que foi nesse ano que me foi noticiado que eu estava acometida de dois problemas de saúde que foram a Oitava, segundo Gurdjieff, responsável pela mudança em minha vida pacata e "normal": um problema imunológico que tentava autodestruir meu organismo, o Lúpus; outro um problema psicológico-emocional que tentava paralisar minha vida,a Síndrome de Pânico. Teria o mundo desabado sobre minha cabeça?
O primeiro caso de saúde a ser cuidado foi a Síndrome de Pânico, uma vez que o Lúpus ainda requeria muitos exames e confirmações. Então, iniciado foi o tratamento do Pânico, de forma tradicional com ansiolítico, antidepressivo e psicanálise, inicialmente, o que posteriormente passou a ser via psicoterapia da linha da psicossomática. Sair da crise de Pânico, cessaram os remédios após 12 meses de uso e segui com a psicoterapia até o ano de 2017. Quanto ao Lúpus, foram anos de exames e investigações. Mas esse será um tema único de uma futura postagem.
Minha pretensão, no entanto, é deixar aqui registrado que as muitas mudanças que começaram desde 2004 foram fruto de "problemas de saúde", que na verdade, hoje os considero um Presente do Divino para me iniciar na Busca pelo meu Ser. Foram esses problemas-Presentes a Oitava que faltava para que minha vida fosse elevada a mais um nível.  O Lúpus queria destruir meu corpo, pois esse corpo me levava para longe da minha essência; já o Pânico gritava dentro de mim alertando-me que havia uma alma a ser salva. Bendito sejam ao cumprirem com compaixão tão nobre missão de resgate! E foi assim que comecei a Ser uma Buscadora da Verdade.
Pois bem, voltemos ao começo do texto, ou melhor falando ao recomeço.
Depois de tantos aprendizados desde 2004, depois de vários novos episódios de Presente do Divino na minha jornada de busca, pensava que estava bem fortalecida e sabida. Quanta arrogância e orgulho que eu tinha. Tudo ilusão!
O ano de 2017 havia se iniciado mostrando para o se propusera em minha vida: MUDANÇAS. Foi um ano denso, de muitos reveses e aprendizados. Mas também foi um ano leve e de desapegos. Do ponto de vista de novos conhecimentos e aprendizados foi um ano rico e maravilhoso. Conheci o Eneagrama, a família SAT, os estudos de Gurdjieff, Ourspenski, me aprofundei nos estudos da Psicologia Positiva e de Coaching, formei-me Terapeuta Floral, iniciei estudos sobre flores e alquimia, enfim, muitos aprendizados em 365 dias. Mas na vida há várias estradas, paralelas, que se cruzam, que se enroscam... E na minha vida também não seria diferente. Numa outra via, vivi momentos densos, de mergulhar em meu ser, de conhecer minha sombra. Novamente o Divino cuidou para que mais uma vez se apresentasse a mim um novo choque, o motor propulsou para quiçá uma nova Oitava. Vivi momentos de realização na vida profissional, ao passo que deslanchava e aprendia cada dia mais a profissão de Coach e de Educadora, ao mesmo tempo que vivia momentos de apreensão e angústia na função de gestora de equipe. Foi nessa segunda função que tive a honra de ser novamente presenteada pelo Divino de viver um novo problema-Presente. Uma oportunidade ímpar de experenciar a teoria na prática. Eu que falava tanto de motivação, resiliência, bem-estar no trabalho, assertividade, desenvolvimento, me vi em meio a uma crise profissional, que terminou por acarretar o retorno da crise Pânico, um estado agudo de sintomas do Lúpus, um estado confuso meio similar a Síndrome de Burnout, que findou por me afastar do trabalho numa licença médica de 30 dias e quando da volta ao trabalho me deparei com a notícia que teria que ir para outra função e outro local.
Como diria minha sábia mãe: além da queda, o coice!
Faltou-me o chão, onde nem mais havia chão. Era ainda um chão tão frágil, de fino vidro que ainda estava se reconstruindo e se fortalecendo num intenso processo alquímico que se desenrolava em minha alma. Eu havia vivido dias de grande experiência emocional, de profundo contato com minhas dores e sombras, onde buscava compreender a volta da doença, a reedição da necessidade dos remédios.  E, de repente, vi-me sem chão... Bem, ao menos esse foi o cenário material que se apresentou em minha vida a partir de setembro de 2017.
Porém, é importante que fiquem bem atentos... Esse foi o Cenário Material. Haveria com toda certeza um Cenário Espiritual em tudo isso.
Por ser humana e habitar um corpo transversalizado de dores e histórias, no primeiro momento só conseguia enxergar o Cenário Material. Mas havia um detalhe, vislumbrava uma maneira de olhar diferente. Vivi as dores, mas acreditei na Entrega e nas mãos que escrevem as linhas sempre corretas da vida. Por isso pensava: se estou vivendo essa experiência, é porque há alguma coisa que ainda não aprendi e não curei, há ainda a necessidade do perdão a meu Ser para que eu possa curar a mim mesma. O Divino Ser sabe de tudo e cuida para que tudo me seja enviado como tem que ser. Agarrei-me a isso, a essa fé e segui. Confesso, por vezes me desesperava, por vezes duvidava, por vezes odiava, por vezes vitimizava-me, por inúmeras vezes vacilei e fraquejei. Ainda caio nisso...
Foi então que mais uma vez o amado Ser Maior mostrou-me que já estava tudo certo... Entrei de férias por 20 dias, aguardei novas orientações quanto ao novo local de trabalho por uns 8 dias, entrei de recesso por 19 dias e novamente de férias por mais 10 dias. Se todo esse tempo foi suficiente para refazer-me e começar de novo? Ainda não sei. Sei apenas que esse tempo foi importante para a reflexão, para o acolhimento, para desacelerar ...
E, finalmente, chegamos ao Recomeço com cara do velho. Isso mesmo, Recomeço com cara de velho. O aspecto material desse recomeço é velho, é o mesmo de outra forma, com novas tecnologias, novos programas, mas é o mesmo na essência do trabalho burocrático.
Quanto a mim, é no meu Ser que mora o Recomeço do Imaterial com cara de Novo. Dentro de mim mora uma centelha de nova vida, de Presente Divino e de Amor profundo por essa Entidade Sublime que cuida tão bem da minha vida, que me auxilia e sempre arruma uma maneira de me reconectar e me colocar de volta ao caminho. Tenho tanta gratidão pelos problemas-Presentes que Ele me concede que não tenho palavras para expressar o efeito que todas essas experiências proporcionam ao meu Ser.
Hoje me sinto a vontade para ser delicada, leve e livre, porque confio que minha vida flui num fluxo incorrigivelmente perfeito. Tudo está e sempre estará certo.
Confio plenamente que os aprendizados irão chegando, na medida que forem sendo demandados. A cura já começou, na alma e no corpo.
Amanhã recomeçarei a labuta oficial... A minha vida tem sido uma sucessão de recomeços benditos!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Que 2018 seja um Ano de Começos e Recomeços!!! Voltando para ficar...

A lguns anos se passaram desde a minha última postagem aqui... Período de vida intensa, de aprendizados, de perdas, de ganhos, de inovações e renovações... PERÍODO DE VIDA!!!!! Voltando a escrever porque o coração de escritora clama pelas letras, pelas palavras. São elas meu veículo de transbordamento, de externalização de sentimentos, emoções e vida. Utilizarei esse canal  que se renova e que renasce agora em 2018 como uma ferramenta de compartilhamento da minha jornada de buscadora. Contarei aqui momentos que despertaram em mim a desilusão da ilusão do mundo, que me impulsionaram e me impulsionam  ao autoconhecimento. Enfim, estarei aqui INTEIRA E DESPIDA no que for possível para a minha consciência de cada momento. Ou seja, minha inteireza e transparência será na medida do meu DESPERTAR. Farei postagens semanais de textos sobre temas atuais e temas universais: o Amor, O Despertar, A Ilusão, O Livre-arbítrio, A Consciência, O Luto, A Terapia Floral, O Coaching, A Psicolog

Sobre Mudança de Paradigma e de Sociedade - Parte I

Por acaso vocês já assistiram o filme: La Belle Verte, ou o Turista Espacial? Se ainda não assistiram, vale a pena conferir. Não sou crítica de cinema, não entendo de técnicas, enredo, recursos, etc. Não entendo nem ao menos de gênero de filme. A única coisa que sei é a seguinte: quando gosto de um filme é porque ele transmite uma mensagem positiva e reflexiva. No caso, esse filme fez isso comigo. Aparentemente é um filme divertido, uma comédia leve, mas em essência é um filme profundo que questiona o que o Ser Humano está fazendo com sua casa, o Planeta Terra, e ao mesmo tempo esfrega em nossas caras o quanto atrasados ainda somos quanto à nossa relação com o Todo. Sim, e o que tem haver esse filme com o título desse texto? Mudança de paradigma requer um olhar diferente, um sentir diferente, um estar e ser diferente. Mudança de paradigma requer admitir-se estar numa caixa, ver-se preso a essa forma-caixa, e perceber-se limitado nela. É sentir a necessidade, o desejo, o clamor

Reflexões do existir!

Diante dessa imensidão, tendo a certeza que , talvez ilusória, existo e que outros iguais a mim também existem, mesmo que eu não os veja e que eles nem imaginem que eu esteja pôr sobre suas cabeças, mesmo assim, nós acreditamos em nossa existência. Então, como poderei eu acreditar que apenas eu e outros iguais a mim existam? Quem nos dá essa vã certeza? Talvez tudo seja ilusão e nossas certezas sejam crenças alicerçadas no vazio, na imensidão.